Quem até hoje não tentou definir música? Na maioria das vezes, o que se destaca é a importância da música, mas sua definição é bastante variada. Podemos dizer que música é som, ruído e silêncio.
Mas, e quanto às nossas crianças, o que oferecermos desse universo chamado música?
Desenvolver a musicalização, é a vivência da linguagem musical através de atividades como: tocar, cantar, compor, improvisar, apreciar e dançar!
Na musicalização, a atividade - rítmica corporal- proporciona a consciência rítmica, o alinhamento corporal, o controle da força muscular, flexibilidade, o equilíbrio, a coordenação motora e a expressividade artística dos movimentos.
Rítmica corporal faz a criança criar a memória corporal, ocorrendo a transmissão das informações musicais para os outros sentidos: tátil-cinestésico-visual e auditivo, favorecendo a memória e a concentração, ao mesmo tempo que estimula a criatividade.
Como seres corpóreos, atuamos com o nosso corpo. O corpo não como instrumento para a educação, mas como veículo primordial. Isso possibilita às crianças se expressarem por meio dos corpos e da fantasia, dissipando o negativo e obtendo a autoconfiança!
Quando musicalizamos nossas crianças, oportunizamos o contato interativo de duas variáveis, complexas e multidimensionais: a do humano, e a da música!
Autora: Taciana Taffarel (registro EDA)